Pedra nos Rins – Conheça os sintomas e saiba como evitar

post_10

Elas são dolorosas e causam muito incômodo

No verão, o números de pessoas com pedra nos rins (ou cálculo renal), cresce pelo menos, 30% em relação ás outras estações do ano. Isso se deve ao fato de transpirarmos mais nessa época do ano e nem sempre repomos a quantidade de água que perdemos.

O resultado é que com menos água, o rim trabalha menos e começa a acumular sais e proteínas, que facilitam a formação das pedras.

Sinais de alerta
Fique atento aos sinais de alerta, caso tenha alguns destes sintomas, as chances de ter pedra nos rins é grande:

– Cólica que começa na região lombar e se espalha ou migra para outras áreas (facilmente confundido com dor nas costas)
– Dor no baixo ventre
– Sangue na urina
– Náuseas e vômito
– Vontade de fazer xixi toda hora

Prevenção
Não existe fórmula mágica para prevenção, mas você pode mudar alguns hábitos no seu dia-a-dia para evitar sofrer deste mal.

O principal deles beber muita água. O nosso rim precisa de água para evitar a cristalização de sais, por isso, beber água é essencial se você não pretende ter pedras nos rins. Para saber se a quantidade que vem ingerindo está sendo o suficiente para seu corpo, verifique a cor da sua urina. Quanto mais transparente, mais clara for, melhor. Se estiver um amarelo forte ou laranja, sinal de alerta, significa que precisa de mais água já!

Diminuir a quantidade de sal/sódio, embutidos, enlatados e macarrão instantâneo também é indicado. Alimentos com alto teor de oxalato como; espinafre, nozes, pimenta e chá preto também exigem moderação quando já existe propensão a pedras desse tipo. Pessoas com alta concentração de ácido úrico no sangue devem ainda reduzir a ingestão de cerveja, carne vermelha e frutos do mar, uma vez que eles elevam ainda mais as taxas.

Alguns especialistas recomendam ainda cuidado com os suplementos de cálcio. O mineral é importante para o organismo, mas a suplementação só pode ser feita com recomendação médica. Do contrário, a sobrecarga pode resultar no problema renal.

Caso tenha sentido alguns dos sintomas citados nesta matéria, procure um médico para um diagnóstico e tratamento correto.

top